Dra. Milena Guimarães
Seções > Entrevistas > Profissionais > Pág. 02
Nesta entrevista, a médica veterinária Dra. Milena Guimarães nos traz importantes informações sobre os cuidados com a gestação de pets. Vamos conferir?
1. Dra. Milena Guimarães , qual é a importância do pré-natal para uma cachorrinha?
R. Com os exames pré-Natal podemos acompanhar a evolução dos filhotes e mesmo a saúde da mãe e prever a data do parto que ocorre cerca de 58-63 dias após o início da gestação. É importante procurar um veterinário mesmo antes de colocar a cachorrinha para cruzar. Averiguar vacinas, vermífugo e mesmo realizar exames de sangue e avaliar controle de ectoparasitas como pulgas e carrapatos.
2. Quais são os procedimentos e qual é a frequência necessária à uma consulta com um (a) médico (a) veterinário (a) para uma cachorrinha?
R. O acompanhamento pode ser semanal, exames de ultrassom e é necessário para avaliar frequência cardíaca, tamanho do feto e próximo ao final da gestação, raio X para saber número exato de filhotes, que nem sempre pelo ultrassom pode-se ter previsão exata.
3. Para uma gata, o pré-natal segue os mesmos procedimentos ou são diferentes?
R. Cães e gatos têm a mesma necessidade de acompanhamento e realização de exames. Não há diferenças.
4. Quantos filhotes costumam nascer de mamães gatas?
R. É muito variável, normalmente entre três e sete filhotes.
5. Quantos filhotes costumam nascer de uma cachorrinha?
R. Pode variar entre um a quinze filhotes. Depende da raça, porte do animal e quantidade de cruzas.
6. Como um (a) tutor (a) pode identificar se a sua pet está prenha?
R. As mamas podem crescer, a paciente pode engordar mesmo com falta de apetite.
7. Até que idade é aconselhável uma pet ficar prenha?
R. Até os 6-7 anos de idade.
8. Existe alguma alimentação adequada para as pets prenhas?
R. Sim. Pedimos uso de ração de filhotes.
9. Quanto dura o período de uma gestação de uma gata e de uma cachorrinha?
R. Entre 58-63 dias para ambas.
10. Há um período ideal para que uma gata ou uma cachorrinha possa ficar prenha?
R. Após 1,5 ano de idade para cães de raças pequenas e gatas e após 2 anos para cães de raças grandes.
11. Quanto à castração de fêmeas, há aparentemente um consenso de que é necessário. Gostaríamos de saber a sua opinião quanto às fêmeas e também quanto os machos, cães e gatos.
R. É muito importante a castração de fêmeas e machos. Recomendamos castração de fêmeas após primeiro cio, pois há necessidade de liberação de hormônios para desenvolvimento de genitália evitando vulva juvenil e esses hormônios são necessários ao desenvolvimento do animal, evitando problemas ortopédicos futuros. Recomendamos castrar após primeiro cio e antes do segundo para diminuir incidência de tumor de mama também. Os machos necessitam também de desenvolvimento correlacionados a parte hormonal. Para os cães machos de raças pequenas é recomendado castrar após 1 ano e de raças grandes após 1,5 ano, para evitar problemas ortopédicos relacionados à falta de hormônios.
12. A Dra. Milena Guimarães tem pets? Como eles se chamam?
R. Sim. Melanie, Melodie, Melissa e Melina (gatas). Melk e Tarja (cães).
Dra. Milena Guimarães - Médica veterinária formada em 1998 pela Universidade de São Paulo com intensificação na Universidade de Buenos Aires nos setores de clínica geral, cirurgia geral e oftalmologia, pós graduada em cirurgia e ortopedia geral em Pequenos animais, pós graduada em ortopedia e traumatologia em pequenos animais.