A importância da ração - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

A importância da ração

Seções > Notícias > Parte 2
O Jornal Animal está sempre atento a todas pesquisas realizadas com a intenção de oferecer mais qualidade de vida dos nossos queridos pets.
É exatamente por isso que publicamos, neste 14 de novembro de 2015, o que nos foi enviado pelos alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Confira!

TRABALHO DE EXTENSÃO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR DE CÃES E GATOS

Sandro Cappelli¹*, Patrycia Lunedo¹, Carla Patricia de Freitas¹, Handerson Rodrigo Raber¹, Emanuel Manica¹, Juliano Hideo Hashimoto².
 
¹Aluno de Graduação em Zootecnia, IFRS – Sertão; Sertão – RS, Brasil
²Professor Orientador do Curso de Graduação em Zootecnia, IFRS – Sertão – RS, Brasil
*Autor para correspondência, e-mail: sandro.cappelli@hotmail.com
 
A importância do fornecimento de ração para cães e gatos
 
Com a aproximação do homem com os animais de estimação, estes passaram a migrar do quintal para dentro das residências e fazer parte das famílias. A partir deste estreitamento da relação homem/animal, o fornecimento de alimento passou a ser realizado estritamente pelo dono. Pelo fato desta relação próxima, alguns parâmetros nutricionais acabaram sendo quebrados, como o fornecimento de alimentos destinados a alimentação humana para estes animais.
Os restos de alimentos fornecidos aos animais possuem carga nutricional desconhecida, este fornecimento pode gerar alguns problemas na sanidade no cão e principalmente do gato, que é estritamente carnívoro, o que pode promover fornecimento inadequado de aminoácidos essenciais, comprometendo a qualidade alimentar destes animais.

Desta forma um grupo de alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul desenvolveram um projeto que tem por intuito obter dados concretos sobre a qualidade alimentar de cães e gatos na região do Alto Uruguai no estado do Rio Grande do Sul e, levar informações sobre as formas de nutrir adequadamente estes animais, assim como demonstrar como o profissional da zootecnia pode atuar de forma positiva no manejo alimentar de cães e gatos.
Neste sentido, a ação de extensão, além de coletar informações espalhou folders com informações importantes sobre o fornecimento de ração comercial para cães e gatos. As entrevistas ocorreram nas cidades de Passo Fundo, Getúlio Vargas e Sertão, ambas localizadas na região do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul.

Abaixo encontra-se o folder, contendo informações importantes sobre o fornecimento de ração comercial pra cães e gatos.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo