O que é Agility? - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

O que é Agility?

Seções > Cães > Parte 1
SETE DÚVIDAS SOBRE PETS – ESPECIAL AGILITY

Dan Wroblewski, médico veterinário, especializado em comportamento de cães, pioneiro do agility no Brasil, treinador, condutor e árbitro internacional deste esporte e proprietário da maior escola de agility do Brasil, o Dog World, conhece tudo sobre este tema!
É ele que nos traz informações sobre esta atividade onde cães e donos interagem, em momentos que proporcionam saúde e alegria.
Acontecem em vários países muitos campeonatos de agility, onde donos e cães participam, trazendo um grande público para assistir as competições que são muito interessantes. Dan tem participado frequentemente e com os seus cães tem conquistado muitos destes campeonatos.




Foto Gilson Tristan
Foto Fabiano Estigarribia
1. O que é o Agility?

R. Baseado em provas hípicas, o Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. O condutor não pode encostar no cão e não pode ter nada em sua mão. O cão, por sua vez, não pode estar preso à guia nem usar qualquer tipo de colar. Se as regras não forem seguidas, a dupla condutor/cão será desclassificada.


2. Quando e onde surgiu o agility?

R. O Agility nasceu em 1978 na Inglaterra, como entretenimento para o público que visitava e assistia o Crufts Dog Show, o maior dog show do mundo, que ocorre anualmente na Inglaterra. O intuito era distrair os visitantes nos momentos de tédio.
Foto Miguel Ferigatto
Foto Gilson Tristan
3.   A dupla, condutor e cão, já conhecem o percurso, antes do início da prova?
 
R.  Até o momento da prova, a dupla não conhecerá o percurso, que será determinado momentos antes pelo juiz. O condutor fará um prévio reconhecimento do percurso antes da prova ser iniciada.
 

 

4.   O agility é uma prova onde o mais veloz ganha?
 
R. O Agility não é uma prova de velocidade, mas sim de habilidade. Por isso, as faltas nos obstáculos são mais importantes do que as faltas de tempo.
Foto Ronald Kraag
Foto Fabiano Estigarribia
5.  Em que o agility é útil para o dono e para o seu cão?
 
R. O Agility, como esporte, além de nos deixar em forma juntamente com nosso fiel companheiro, ajuda a fazer novos amigos e age como uma terapia que combate o stress. É realmente relaxante e prazeroso praticar o Agility.
 

6. Todas as raças de cães podem praticar o agility?
 
R. O Agility pode ser praticado por qualquer tipo de cão, não importando o tamanho, raça e se possui ou não pedigree. É um esporte para todos!
 

Foto Rafael Gianvechio
Foto Juliana Sales
7. Existem muitos campeonatos de Agility no Brasil?
 
R. Existem muitos campeonatos como o C Paulista, C Carioca, C Mineiro, C Pernambucano, Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Mais informações? Você poderá conhecer no site: www.parquecanino.com.br
 
Nesta seção trazemos informações sobre cães, gatos, pássaros, peixes, entre outras espécies animais, sempre fornecidas por um especialista. A intenção é possibilitar que todos nós, conhecendo mais sobre os nossos queridos pets, possamos oferecer a melhor qualidade de vida possível para eles.
Você tem alguma sugestão para que em uma das próximas edições seja o nosso destaque? Envie o seu e-mail!
 
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo