Sergio Moro - Comportamento Animal - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Sergio Moro - Comportamento Animal

Seções > Entrevistas > Profissionais > Pág. 02
1.      O que é adestrar um cão?
R.      Adestrar é condicionar o cão a realizar determinados tipos de exercício mediante a um comando, seja ele vocal ou gestual e é bom lembrar que a execução desses comandos estão vinculados a posição hierárquica estabelecida junto ao cão e os integrantes da família a qual ele pertence.

2.      Quais são os tipos de adestramento?
R. Adestramento Esportivo: Schutzhund (IPO), KNPV, Agility e Mondioring. Sendo que as modalidades esportivas acima servem como base para o treinamento de cães de companhia, cães de proteção, cães de polícia e salvamento.

3.      O que é um adestramento básico?
R. É o tipo de adestramento oferecido para os cães de residência e que consiste em ensinar o cão a:
-Sentar;
-Deitar;
-Ficar no lugar;
-Obedecer ao comando aqui.

4.      Existem métodos diferentes para adestrar um cão?
R. Sim, os mais utilizados atualmente implicam na indução através de petiscos e brinquedos. Em ambos pode ser utilizado também o emprego do clicker. O clicker é um aparelho que serve para reforçar e marcar o exercício.

5.      É possível adestrar cães idosos?
R. Sim, é possível desde que se respeite a condição física do cão e se observe as limitações decorrentes da idade.

6.      Existe diferença de comportamento entre cães, se são machos ou fêmeas?
R. Sim, existe. O cão macho é mais difícil de se controlar decorrente da testosterona. Já a fêmea possui, além da testosterona,  a progesterona que equilibra a ação do hormônio no impulso do cão, tornando-a mais fácil de manejar e suscetível ao adestramento.

7.      Como lidar com um cão que possui um comportamento agressivo, querendo sempre atacar todos os estranhos que vê?
R. Na maioria das vezes esse comportamento agressivo é decorrente da falta de limites, que não é imposta pelos donos. Eu costumo comparar com aquela criança que não recebeu limites dos pais e, em determinadas situações, só faltam agredir os pais e isso quando não os agride. Limites são o segredo para um bom relacionamento, seja ele imposto em qualquer espécie humana ou animal.

8.      O ideal seria trabalhar com o comportamento de um cão a partir de que idade?
R. Adestramento e comportamento são coisas diferentes. O comportamento é o dia a dia do cão junto à família e o adestramento é a execução de exercícios como senta, deita e etc, sendo que o adestramento depende do comportamento (dos limites impostos na relação). Já o comportamento você começa a moldar a partir do primeiro mês de vida do cão, já o adestramento vai depender muito de que tipo de adestramento a pessoa deseja para o seu cão.

9.      Cães imitam o comportamento de seus tutores? Por exemplo: Pessoas estressadas podem passar este estresse para o seu cão?
R. O cão pode até imitar algum comportamento humano, desde que traga benefícios a ele. O leigo costuma associar o stress do cão ao dono, sendo que o cão, na maioria das vezes, se comporta de forma agressiva ou estressada decorrente do poder que lhe foi dado no dia a dia da relação do cão com a família.

10.    Um cão pode sofrer de depressão?
R. Sim. Ele possui sentimentos e vontade própria como nós. Sendo assim, ele é passivo de sofrer de depressão.
Sergio Moro atua na área Canina desde 1975. Formado no Curso de Psicologia Canina e Felina, pelo Instituto de Educação Aplicada (Barcelona) Espanha. Cursou Workshop de Psicologia Comportamental Dr.Dennis Fetkon (USA) e Workshop Suzanne Hertts (USA). Ph.D. em comportamento animal pela Colorado States University.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo