Como tratar a gastrite do seu pet? - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Como tratar a gastrite do seu pet?

Seções > Cães > Parte 2
Como identificar e tratar a gastrite do seu cão?

O Dr. Marcello Machado, médico veterinário, explica os sintomas e o alimento indicado para essa afecção.

A gastrite em cães é um problema de saúde que causa muita dor, vômitos e não permite que os alimentos sejam digeridos adequadamente. Muitas vezes, esse distúrbio gastrointestinal é ocasionado por outras doenças, como alergias alimentares, infecções renais, pancreatite e câncer. Também pode ser causado por outras questões, como rotina alimentar inadequada, ingestão de determinados produtos químicos agressivos, vírus, parasitas, bactérias e determinados medicamentos.

Estar atento aos primeiros sintomas é fundamental para evitar o avanço do problema. “Este distúrbio é caracterizado pela inflamação da mucosa que reveste o estômago. Pode se apresentar de forma aguda (repentina e rápida) ou crônica (aparece lentamente e leva mais tempo para se resolver)’, explica o médico veterinário da Equilíbrio, Marcello Machado.

Quais os sintomas da gastrite em cães?
Vômito e dores abdominais são os principais sintomas da gastrite em cães, mas outros sintomas também podem aparecer. Sempre que notar algum deles, não hesite em procurar um veterinário para fazer o diagnóstico correto do problema. Alguns dos sintomas são: vômitos frequentes podendo ter sangue; dor abdominal; perda de peso; cachorro não quer comer; e diarreia.

Raças de cães com predisposição à gastrite canina
Além dos agentes causadores da gastrite canina que já citamos, as raças de cães pequenos, miniaturas ou braquicéfalos apresentam predisposição para o desenvolvimento do distúrbio. Conheça algumas dessas raças para ter atenção redobrada caso tenha uma delas em casa: Bulldog; Maltês; Shih Tzu; e Lhasa Apso.

Alimento para cães com gastrite
“O diagnóstico e o tratamento só podem ser feitos por um veterinário e, em casos crônicos, é fundamental um acompanhamento bem próximo. Uma das principais questões que envolvem o tratamento da gastrite é a alimentação dos cães, que deve ser adequada para evitar uma sobrecarga do sistema digestivo que já está debilitado”, orienta Marcello.

Fonte: Total Alimentos
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo