Elcio Furlan - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Elcio Furlan

Seções > Entrevistas > Profissionais > Pág. 01
A nossa web revista Jornal Animal entrevista Elcio Furlan, biólogo, que nos traz importantes informações sobre pets e também nos explica quais os campos de atuação de um biólogo. Confira!
1.   Conte-nos sobre o seu trabalho de possibilitar que alunos de escolas tenham contato direto com animais exóticos e silvestres, inclusive para tirar dúvidas sobre como se deve oferecer qualidade de vida para estes animais.
R: Levamos animais silvestres e exóticos, todos devidamente autorizados pelo Ibama e treinados para este tipo de trabalho. São os mesmos animais que levamos para a TV, para a gravação de filmes, comerciais e novelas. Mas, este tipo de trabalho específico com as crianças é muito gratificante, pois não há nada melhor do que trabalhar com animais e crianças, juntos. Este trabalho é desenvolvido com o Carlos Scalea e com os professores, que entram com a parte teórica em sala de aula e eu com os animais no laboratório.

2.   Fale-nos sobre a sua atuação na realização de exames de urgência em pacientes internados. Quais devem ser os procedimentos para que o animal se sinta tranquilo e seguro durante um exame?
R: Como o curso de Biologia tem um amplo campo de atuação, na parte da manhã trabalho em um laboratório hospitalar, onde realizo exames de pacientes. E na parte da tarde trabalho com os animais. E uma vez por semana nas escolas com aulas práticas. Trabalho em três campos de atuação de um biólogo, sendo que no laboratório realizo exames de microbiologia e hematologia.

3.   Qual é a alimentação mais adequada para primatas? Há alguma semelhança como a dos humanos?
R: Os primatas na natureza alimentam-se de pequenos répteis, insetos, pássaros e outros pequenos animais, ovos e também de alguns frutos e vegetais. Em cativeiro encontram-se boas rações específicas para macacos, compostas por todos os nutrientes que seu primata irá necessitar ao longo do dia, além de frutas e legumes. No final dia pode-se complementar com insetos como tenébrios e grilos. Nunca deixe seu primata por mais de seis horas sem alimento, neste caso poderá ocorrer uma hipoglicemia levando seu animal a óbito.

4.   Qual é a alimentação mais adequada para os pássaros?
R: Existem vários tipos de pássaros e com isto vários tipos de alimentos. Existem pássaros carnívoros que devem ser alimentados com larvas e insetos ou até mesmo com pequenos roedores, mas a maioria se alimenta com um mix de sementes, vendidos em pet shops. Por isso é extremamente importante conhecer a espécie em questão, lembrando sempre de oferecer frutas e legumes sempre lavados e higienizados para não haver a contaminação de doenças. O fornecimento de água deve ser constante, sempre limpa e filtrada. Mas, o ideal é sempre que adquirir um animal procurar sempre um veterinário ou um biólogo para tirar possíveis dúvidas sobre cuidados e alimentação.

5.   Quais são as dúvidas mais frequentes quando alguém se interessa em adotar ou mesmo adquirir um animal para ser o seu pet?
R: A primeira decisão é a escolha do animal, qual espécie a ser adotada e esta decisão deve ser tomada em conjunto com toda a família, nenhum membro da casa onde este animal irá viver deve ter medo ou algum tipo de alergia deste animal. As pessoas quando pensam em adotar já imaginam cachorro e gato, mas deve-se pensar que também temos aves, peixes, coelhos e pequenos répteis, pensando sempre no espaço necessário para cada tipo de animal, quanto do seu tempo este animal necessita diariamente. Se já tem um outro pet é preciso pensar em possíveis conflitos e no orçamento, quanto este animalzinho irá custar e só depois disto pensar em adotar, lembrando sempre que um animal não é um brinquedo, não é descartável.

6.   Quais são os cuidados básicos que se deve ter para a manutenção de uma boa qualidade de vida para peixes em um aquário doméstico?
R: Para manter uma boa qualidade de vida para os peixes é preciso que você saiba que um aquário é um ¨pedaço da natureza¨ dentro de casa, com diversidade de peixes e plantas e que tudo lá dentro depende basicamente de você, mantendo sempre algumas regras como cuidados com a temperatura, PH, escolha dos peixes, o lugar onde comprar os peixes, se você comprar um peixe doente dependendo da doença ele pode contaminar todo seu aquário, respeitar a quantidade de peixes no aquário, fazendo a manutenção e limpeza correta dos filtros. A grande variedade de equipamentos e produtos hoje oferecidos pelas indústrias e lojas especializadas, tornou a atividade extremamente fácil e acessível mesmo para os leigos, adultos e crianças. A aquariofilia é um hobby magnifico, que te dá a possibilidade de trazer para dentro de casa um pedacinho da natureza, ótimo para quem tem pouco espaço em casa e melhor ainda para quem tem muito. Eu recomendo.

7.   Quais animais você já teve como seus pets? Conte-nos, inclusive dos animais que teve em sua infância. E atualmente? Que animais são seus pets?
R: Os animais que eu já tive e que eu tenho são muitos, passando por aquários de peixes e anfíbios, aves, répteis e mamíferos, não me lembro do meu primeiro pet, mas pelas fotos que vejo foi muito cedo, meus pais sempre gostaram de animais e em casa sempre tivemos muitos. Hoje Biólogo e como um dos meus trabalhos é com animais, tenho um espaço em casa reservado para os animais com árvores, lago e respeitando sempre o espaço e o habitat  natural de cada animal, e claro todos os animais com a devida autorização do Ibama.

8.   Muitos internautas estão lendo a sua entrevista e, com certeza, entre eles temos quem pensa em se tornar um biólogo. Conte-nos quais são as áreas de atuação de um biólogo.
R: Bom, como podem ter visto eu trabalho em 3 áreas diferentes de atuação de um biólogo, e ainda tenho uma coluna em um jornal de Guarulhos onde falo sobre dicas e cuidados do mundo animal, e um espaço em um site Pet com artigos de animais silvestres e exóticos. Um biólogo pode trabalhar nas áreas de pesquisas em universidades, indústrias farmacêuticas, zoológicos e institutos de pesquisas e ainda pode atuar com prestação de serviços de assessoria na área ambiental de empresas, e com algumas especializações ainda pode ir mais longe, como por exemplo, Zoologia, Zootecnia, Engenharia Genética, Biologia Marinha, Botânica, etc.

Elcio Furlan é biólogo no laboratório do Hospital Stella Maris. Biólogo responsável pelos setores de aves, roedores e repteis do Pet Shop Breeds, biólogo auxiliar na empresa Animais Atores com adestramento de animais para comerciais, filmes, novelas e realização de aulas práticas com animais, colunista no jornal Positivo Guarulhos e no site Pet Brazil.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo