Fogos de Artifício - O Perigo! - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Fogos de Artifício - O Perigo!

Seções > Cães > Parte 3
Sandro Cappelli
O PERIGO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO PARA OS CÃES E GATOS
Zootecnista. Esp. Sandro Cappelli

A audição dos cães e gatos como todos já sabemos é muito maior e mais aguçada do que nós seres humanos. Por isso cuidar da audição do seu animalzinho é muito importante, principalmente em épocas festivas.
 
        Barulhos altos, sons e festividades incomodam muito a audição dos cães e gatos, principalmente nas épocas de natal de final de ano, aonde a presença de fogos de artifício é bem corriqueira e exacerbada.
 
        Os cães e gatos possuem seus sentidos muito mais aguçados. Em relação à audição, o ouvido de um humano consegue captar sons que estão em uma faixa de vibração entre 20 e 20.000 ciclos, enquanto os cães e gatos alcançam faixas de vibração que vão de 18 á 45.000 ciclos.
 
        Impressionantemente um cão consegue localizar a origem de um som em apenas 6 centésimos de segundo. Além disso, tanto as orelhas dos cães como a dos gatos tem a capacidade de se mover de forma independente, conseguindo captar diferentes sons em diferentes direções.
 
        Devido ao fato de todas essas características dos nossos animaizinhos, tanto os cães como os gatos conseguem escutar 4 vezes mais que os humanos. Pensando desta forma, se algumas vezes percebemos que alguns sons irritam nossa audição, imaginem este som “já irritante” 4 vezes mais alto em nossos ouvidos! É algo apavorante, não é mesmo?
 
        Para o homem, um som abaixo de 20 Hz é considerado indetectável ou infra-som. Para os cães e gatos quando o som passa de 20 Hz já é considerado irritante e incômodo para o ouvido deles. Imagine o som de fogos de artifícios que podem chegar a, aproximadamente, 140 dB.
 
        Os fogos de artifícios tem a capacidade de causar perda de audição, dor de cabeça, irritabilidade e stress, fazendo com que o seu animalzinho corra de um lado para o outro da casa, podendo até mesmo se esconder em lugares inusitados. Com toda essa agitação o animal pode se machucar em cantos e móveis da casa ou até mesmo ficar dias traumatizado com toda essa situação.
 
        Devido a fato dos cães e gatos terem uma audição mais aguçada e muitas vezes não conseguirmos mantê-los distante dos fogos, existem algumas dicas e alternativas que podem ser seguidas para minimizar este desconforto no seu animalzinho de estimação.
 
As dicas são as seguintes:
 
·        Nunca deve-se punir o animal pelo comportamento apresentado neste momento.
 
·        Confortá-lo e protegê-lo em excesso neste momento (colo e abraços) não é bom também, pois vai incentivar o medo.
 
·        Deixe que ele busque um lugar que ele se sinta seguro em casa (desde que não seja perigoso o lugar). Se ele se sente seguro de baixo da cama, deixe-o quieto debaixo da cama.
 
·        Mantenha as luzes acesas e os rádios e televisores ligados, não mude muito a rotina. Se o seu cachorro se sente bem com brincadeiras, brinque com ele, pois ajuda a mantê-lo distraído.
 
·        Em casos mais sérios podem ser utilizados tampões de algodão nos ouvidos.
 
·        Deixe o animal solto da coleira e fique observando-o, para que não fuja. A coleira pode fazer com que seu animal se machuque ou se enforque, ainda mais se estiver sozinho em casa.
 
·        Evite acidentes, retirando da casa coisas que ele possa a vir se bater e se machucar nesse momento de stress.
 
As dicas podem auxiliar a manter seu cão ou gatinho mais tranquilo e calmo durante este momento tão delicado. Cuidem bem de seus animaizinhos e tentem manter a calma neste momento, pensem sempre em quantas alegrias eles trazem para vocês ao longo da vida.
 
Sandro Cappelli
 
Técnico em Agropecuária; Zootecnista e Especialista em Segurança Alimentar; Estuda Formação Pedagógica Para Graduados – Ciências Biológicas; Desenvolveu diversas pesquisas acadêmicas e publicações na área de nutrição e alimentação de cães e gatos; Atuou em bromatologia de alimentos e ração animal; Atualmente é representante técnico comercial do Grupo Vansetto da cidade de Erechim - RS, atuando na área comercial em nutrição, estética e saúde de cães e gatos.
 
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo