Astor - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Astor

Colecionador > Parte 4
Sergio Valério
 
Astor tem uma coleira, mas agora não tem um dono. Ele vive nas ruas do bairro de Pinheiros e todos na região já o conhecem. Astor já se acostumou com os carros que passam freneticamente por lá e por isso, aparentemente, não sofre o risco de um atropelamento.
Ele se alimenta do que lhe dão ou do que encontra nas esquinas, talvez um dia tenha tido uma casa, uma pessoa que o levava ao veterinário, ao banho e tosa, mas hoje o que restou desta época é a coleira, onde consta o seu nome Astor, sinal de que um dia teve um dono.
Assim como Astor, existem muitos por aí. Cães, gatos, humanos, seres que vagam pelas ruas e vielas, sem rumo certo, sem lar e sem nenhuma proteção.
Todos estes seres fazem parte de um quadro que todos nós ajudamos a pintar, pois tantas vezes não nos envolvemos por estarmos somente atentos ao que nos é mais próximo e ao que achamos que é o nosso dever.
No mínimo, o que precisamos fazer é refletir. Deixar de eleger políticos que já estamos acostumados a ver nos noticiários, envolvidos em atos de corrupção, refazer a nossa maneira de enxergar a vida, nos entregarmos à tarefa de não somente fazer o básico e tentarmos ampliar a nossa visão para um mundo mais amplo onde exista o próximo distante, aquele que não está no alcance dos nossos olhos, mas que precisa da nossa ajuda.
Quando eu digo que todos nós precisamos acordar, eu me incluo também, porque parece que, em função da necessidade de sobreviver, todos nós acabamos por olhar apenas para os nossos próximos, os nossos familiares e amigos, acabando por deixar de pensar nos humanos, nos cães, nos gatos, em todos os seres do Planeta Terra que também precisam de ar, água, comida e carinho para viver.
Este é o convite de hoje, para que você e eu reflitamos sobre o que temos feito para melhorar o mundo, as pessoas e os animais que vivem nele, como Astor, o cachorro que vive nas ruas do bairro de Pinheiros.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo