Vacinar e Vermifugar? - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Vacinar e Vermifugar?

Seções > Cães > Parte 2
Quais são as vacinas que devem ser dadas para filhotes de cães? Quando devem ser dadas? E quanto à vermifugação? Como deve ser realizada?

Dr. Alberto Moreira, médico veterinário, orienta:
 
"Com 45 dias os filhotes devem tomar a primeira vacina, que chamamos de V2 ou Puppy que o imuniza contra a Parvovirose e Cinomose, doenças de grande importância na fase jovem do filhote, com 60 dias iniciamos o processo de vacinação com as múltiplas V8/ V10/ V12. Essas vacinas imunizam contra as Parvovirose, Coronavirose, Cinomose, Hepatite Infecciosa , Adenovirose, Parainfluenza, Leptospirose duas variação sorológicas. No caso da V10 e V12, elas possuem mais variações sorológicas da Leptospira, pois em determinadas regiões de nosso país, existem variantes no agente causador da lepstospirose, por isso é muito importante conversar com o Médico Veterinário oara lhe orientar qual a melhor Vacina a ser aplicada em seus filhotes. A partir dos 60 dias as vacinas serão em 3 doses repetidas com intervalo de 21 dias e quando o filhote completar 150 dias ele tomará a ultima e não menos importante vacina deste programa a vacina contra raiva (Anti-rábica) . Feito esse esquema anualmente eles deverão ser vacinados com uma vacina múltipla (V8 ou V10 ou V12) + Anti-Rábica e Vermífugados* duas vezes ao ano.
   
Aos 15 dias de vida os filhotes deverão tomar a primeira dose de medicamento que combata as verminoses que lhes são comuns, essa dose deve ser repetida 15 dias após a primeira. Existem vários vermífugos líquidos próprios para filhotes. Eu particularmente recomendo, como M. Veterinário e Criador que com 130 dias se faça uma nova vermifugação no filhotes , com repetição de 15 dias. Feito isso repete-se essa vermifugação a cada 06 meses, sempre em duas doses (15 dias de intervalo 1a/ 2a doses)".

Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo