Cães de Trabalho - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Cães de Trabalho

Seções > Cães > Parte 3
Cães de Trabalho: aptidões, cuidados e curiosidades
(Fonte Royal Canin/Mars, Incorporated)

Ágeis, habilidosos e versáteis, os cães de trabalho são considerados excepcionais no exercício de suas funções e, hoje, fazem parte do dia-a-dia de inúmeras organizações públicas e privadas ao redor do mundo. Seja salvando vidas, combatendo o crime, ou inspirando pessoas, eles são exemplos de superação e disciplina e se tornaram parte importante da nossa sociedade.
Apenas no Brasil, são mais de 2 mil cães de trabalho, somente no emprego policial. O Exército Brasileiro possui 500 deles. A Marinha, Aeronáutica e Guarda Municipal 400. Nas Polícias Militares e Bombeiros Militares, são 600, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal são 200. Até nas penitenciárias do Brasil eles estão presentes: são 450, auxiliando policiais e agentes penitenciários nas revistas e contenções de rebeliões.
Mas como eles aprendem todas essas habilidades e disciplina? E como é a vida durante e fora o período de trabalho desses cães? Há espaço para brincadeiras e diversão?

Habilidades e Treinamento
Os cães têm, naturalmente, uma sensibilidade olfativa muito maior que a dos humanos. São 80-220 milhões células olfativas, contra 2-10 milhões células nos humanos, uma grande vantagem na hora de buscar drogas, pessoas desaparecidas entre outras atividades. Mas, além disso, é necessário estabelecer uma rotina de treinamentos diários, para potencializar suas habilidades. Ela compreende exercícios de condicionamento físico, o trabalho propriamente dito e brincadeiras, sempre com acompanhamento de seus condutores e pelo tempo adequado, garantindo o bem-estar dos animais.

Raças
Algumas raças possuem aptidão para o trabalho, como é caso do Pastor Alemão, que, versátil e ágil, pode ser empregado em todas as funções de um cão de guarda e proteção, possui um excelente faro para drogas e também tem ótimo desempenho em trabalhos de cinoterapia (co-terapeutas). Outra raça apta é o Labrador, que possui faro aguçado na busca por armamentos, drogas, auxilia no resgate de vítimas de soterramento e é considerado muito efetivo na cinoterapia. A raça Blodhound, do famoso cão Pluto, da Disney, é conhecida pelo rastreio fácil, excelente na função de localizar pessoas perdidas em matas e florestas, por meio de odores específicos, presente na vestimenta das vítimas.

Alimentação específica       
Os cães de trabalho têm uma rotina bastante ativa. Por isso, além de uma nutrição de alta qualidade ser importante para a manutenção da sua saúde, suas exigências nutricionais são frequentemente maiores que a de cães de estimação. "O tipo de trabalho, intensidade, duração, condição corporal e temperatura ambiente são fatores que influenciam na dieta desses animais. A refeição para o cão de trabalho e atleta deve ser completa e balanceada, concentrada e de excelente digestão", afirma Luciana Peruca, coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin.

Curiosidades
Cães de trabalho já realizaram, dentro da Polícia Militar, detecção de células cancerígenas, por meio do odor específico da urina de pacientes positivos ao câncer de próstata. Eles também são capazes de avisar os cuidadores sobre ataques epiléticos em paciente. Em resumo, tudo o que apresenta odores característicos o cão é capaz de detectar em quantidade ínfimas.

Aposentadoria
A aposentadoria dos cães de trabalho se dá aos oito anos de idade, ou conforme orientação veterinária. Após esse período, o condutor cinófilo que por mais tempo trabalhou com o parceiro canino, tem a prioridade para levá-lo para casa.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo