Fafá e Mariana Belém - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Fafá e Mariana Belém

Celebridades > D- E - F
Fafá de Belém e Mariana Belém:
A alegria de ter Animais!

Fafá de Belém é uma excelente cantora, uma brilhante intérprete da nossa música que nos brindou com a sua intensa emoção ao cantar o Hino Nacional Brasileiro, além dos seus inúmeros sucessos como: “Filho da Bahia” (Walter Queiroz), “Foi assim” (Paulo André e Ruy Barata), “Sob medida” (Chico Buarque) e “Bilhete" (Ivan Lins e Vitor Martins), entre muitos outros. Mariana Belém tem mostrado todo o seu talento com grandes interpretações nos muitos shows que tem realizado e, com certeza é um nome certo para estar para sempre na música brasileira. A sensibilidade de Fafá e Mariana também está presente nesta entrevista para o nosso Jornal Animal, onde elas nos falam de seus queridos animais.

Fafá e Mariana, a família e seus primeiros pets:
Fafá nos conta sobre a sua família: “Tenho três irmãos: Joaquim, Sérgio e Nelson, minha mãe chama-se Eneida e meu pai, Joaquim e tenho somente uma filha, Mariana”. Filha de Fafá de Belém e do saxofonista Raul Mascarenhas, Mariana Belém começa nos contando sobre os seus primeiros pets: “Lembro de quase todos: meu primeiro cãozinho, quando eu tinha uns dois, três anos, chamava Arthur e era um yorkshire. Mamy (Fafá) nessa época, tinha um cão weimaraner no sítio e uma arara chamada Aurora em casa. Todos foram roubados, muito triste. Depois tive canários e peixes, mas não me lembro os nomes. Ao mesmo tempo tive uma cocker spaniel, que era minha paixão e viveu por 12 anos ao meu lado, a Preta. Faleceu de câncer quando eu tinha 20 anos...”. Mariana também se lembra do poodle Toby, da cocker Mel e complementa falando do seu atual e querido pet: “Finalmente há dois anos comprei um lhasa apso, meu fiel companheiro, o Joaquim, mais chamado de Kim, meu amorzão”. Fafá sorri e se lembra também de seus primeiros animais: “Cresci em casa com quintal, tínhamos um galinheiro sempre cheio, passarinhos em gaiola e soltos, saguí, e sempre um cachorro. A lembrança que tenho é de uma casa muito alegre!”.

A Criança e os Animais:
Quisemos saber de Fafá sobre a importância da criança conviver com animais de estimação. Ela nos responde: “É importante para uma criança, assim como para o idoso, ter um animal. Ele é um companheiro, ajuda na socialização e ensina a responsabilidade. Você tem que cuidar dele e ele cuida de você e te ama sem "recibo", de uma forma incondicional. Isto é importante para desenvolver valores de responsabilidade para com o outro, entre outras coisas”. Mariana, que por sinal desde criança sempre gostou de animais, nos fala um pouco mais sobre Kim: “Tenho apenas o Kim porque moro em apartamento, mas quero ter mais bichinhos. O Kim é um dos cachorros mais inteligentes que já vi. Comigo age de forma mais melosa, carinhosa e com meu marido já chega com brinquedo na boca como se fosse óbvio na cabeça dele: ela me dá carinho e ele brinca comigo! Ensinei uma única vez a fazer xixi e coco no lugar certo pra ganhar coisinha e ele nunca mais esqueceu. Vem até "chamar" a gente quando faz e nos leva até o lugar certinho. Muito lindo. Brincalhão, carentinho (adoooora uma atenção) e divertido”.

Os animais em Portugal:
O sucesso de Fafá de Belém também chegou a Portugal e ela nos conta como cães são tratados em Portugal e na Europa, de uma forma geral: “Em toda a Europa os animais de estimação são muito respeitados, inclusive em todos os hotéis há referências e acomodações especiais e, é claro, se são aceitos, há regras a serem cumpridas. Muitas pessoas levam seus cães até para restaurantes”. Mariana nos fala também sobre como as pessoas de uma forma geral, têm tratado os animais: “Vejo muitos cães abandonados e isso me entristece muito. Se eu morasse numa casa com espaço suficiente sairia adotando todos, mas tenho que pensar na qualidade de vida que eu daria pra eles e, nesse momento, não seria bacana nem pra eles, nem pra mim, com menor espaço. Vejo na Europa e nos Estados Unidos que os estabelecimentos têm mais respeito e receptividade com os animais e gostaria que aqui fosse assim também, mas quem sabe um dia isso não muda, não é?”.

Os animais que gostariam de ter e os cuidados para com os pets:
Fafá não pensa duas vezes e nos responde: “Pássaros soltos pela casa”. Mariana, por sua vez nos diz: “Queria ter uma chinchila, adotar um vira lata, ter um golden retriever, ter coelho e saguí. No sítio da família do meu marido tem cavalo, vaca, bezerro, então lá é como se eu tivesse mais alguns dos animais que sonho ter”. Mariana também nos fala sobre o que é cuidar bem de um animal: “Dar carinho, atenção, observar as necessidades dele: se é brincar, se é um bom cafuné na barriga... Aquele bichinho te ama incondicionalmente, sem razão exata e só depende de você, portanto, é importante conhecer seu animal para que ele seja tão feliz com você quanto somos com eles”.

RECADOS:

De Fafá e Mariana para Você, Leitor(a):
Fafá de Belém: “Não tenham animais "por ter", eles dependem de seu carinho, cuidado e educação para serem "aceitos" por outras pessoas. Se querem um animal apenas para mostrar, procure alguém que o ame e que o trate com respeito, amor, cuidado e carinho para cuidar dele. É como uma criança. Alguém tem paciência com criança mal-educada? Não. Então, um animal sem cuidados será um bichinho ou triste ou agressivo. Ninguém merece, muito menos ele!”. Mariana Belém: “Gostaria de dar um beijo enorme nos leitores e um afago gostoso no animalzinho de cada um. Vamos cuidar bem daquele que nos ama de graça, que está sempre ali do lado nos fazendo sorrir, nos fazendo companhia, nos trazendo alegria... Parabéns a cada um que pode adotar um bichinho e tirá-lo da rua ou dos maus tratos de alguém. Deus queira que em breve eu tenha um canil cheio deles!”.

Do Jornal Animal para Fafá e Mariana:
A primeira vez que assisti Fafá e Mariana cantando juntas “Maria Solidária” (Milton Nascimento e Fernando Brandt) foi no programa da Hebe. A energia das duas artistas parecia sair da televisão e vir ao meu encontro, tão intensa era a emoção que elas transmitiam. Eu, em frente à TV, no sofá da sala, me levantei e aplaudi. Muito obrigado, Fafá e Mariana, pelo carinho para com o nosso Jornal Animal!

Do Jornal Animal para Você, Leitor(a):
Mais uma vez temos o prazer de dividir com você a alegria de entrevistarmos duas maravilhosas artistas, mãe e filha que amam e respeitam os animais! O sonho de todos nós é imaginar um mundo assim, onde todos tenham a verdadeira dimensão do nosso papel: A convivência em paz entre todos nós, habitantes do Planeta Terra. Um Feliz Natal para você, Leitor(a) e para toda a sua Família!

Sergio Valério
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo