Cães possuem Alma? - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Cães possuem Alma?

Seções > Polêmicas

Você acredita que os animais têm alma? Você acha que nós, Seres Humanos, poderemos ter sido Animais em outras Vidas? Depois que um animal morre, o que acontece? Se ele tem uma alma, para onde vai essa alma? A questão é extremamente polêmica.

Médicos Veterinários, Profissionais e personalidades de diversos segmentos foram ouvidos pelo jornalista Sergio Valério. Confira:


Fotos Sergio Valério
"Segundo as principais obras do Espiritismo, os animais têm alma, ou melhor, os animais são espíritos. Eles possuem o mesmo principio de vida e o princípio inteligente que, ao longo do tempo, vai se aperfeiçoando e evoluindo. É de costume de muitos pensar que somente ao homem foi concedida a possibilidade de evolução, e que os demais seres e criações da natureza estariam por aí a servi-lo nessa caminhada. Porém, ao olhar mais atentamente para os animais não humanos (lembrando que os homens são também animais), segundo nos esclarecem o Livro dos Espíritos, a Gênese, e obras de Emmanuel, de André Luís.....encontramos diretamente a resposta para essa pergunta:

"Há uma lei geral que rege os seres da criação, animados ou inanimados: é a lei do progresso." - Revista Espírita - março 1864

"O animal não perde a sua individualidade, ele a conserva nos planos que a vida espiritual reserva para todos, sob a guarda de Entidades que trabalham com amor para a evolução de todos, voltando em outros corpos de acordo com as suas necessidades."-  Miramez
 
"Disse ainda comigo: é por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, e eles vejam que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão." - Eclesiastes 3:18-21

Como o Espiritismo também está em constante aperfeiçoamento, especialmente ao acompanhar as descobertas científicas, fica claro que os animais tem consciência, inteligência, emoções, criatividade, e são capazes de transmitir cultura a seus descendentes. O que diferencia então os homens dos animais? Principalmente, é o livre- arbítrio que ainda está em fase de  desenvolvimento nos animais, enquanto que é a principal característica nos homens.
Não há mais como negar esse fato que se descortina aos nossos olhos, e que nos faz repensar velhos hábitos que teimam em se arrastar pelas civilizações atuais. É tempo de acordar para esse mundo novo, em que os animais devem receber do homem amor e respeito, pois aos olhos de Deus não há nenhum ser mais favorecido ou privilegiado".

Tatiana Callitto, Cristina Sartor, Celina Dias e Marina Macorin - Equipe Os Animais e o Espiritismo - Palestrantes e pesquisadoras do tema.


 
"Não sou religioso mas acredito que exista vida após a morte. Quando nosso corpo é enterrado, mas a energia que dava vida ao corpo continua existindo de alguma forma e quem sabe ocupará outro corpo em outro tempo. Da mesma forma que acredito nisto para os humanos, por que não imaginar que algosimilar ocorra com os animais. Por isto acho que alma das pessoas e dos animais podem continuar vivas após a morte carnal e por que não podem estar em outros corpos num outro momento".

Dan Wroblewski - médico veterinário, juiz e condutor de cães de agility.


“Eu penso que os animais não tem almas, os animais são criaturas e por isso eles tem uma existência simples, uma vez que eles morrem e acabou. O ser humano, não, o homem e a mulher têm alma e segundo as escrituras, eles foram criados a imagem e a semelhança de Deus. O que nos faz a imagem e a semelhança de Deus é a nossa capacidade de podermos decidir, a questão do livre arbítrio, como dizia Santo Agostinho. Embora os animais não tenham almas, nem por isso nós vamos deixar de respeitá-los. Um grande exemplo é São Francisco de Assis que tinha um carinho muito especial pelos animais, mas, ele não amava os animais e odiava o ser humano, pelo contrário, ele valorizava o ser humano e também era capaz de reconhecer nos animais, um sinal da presença de Deus, ou seja, uma criatura de Deus e nós não somos criaturas de Deus, nós somos filhos. Portanto, eu creio que os animais não tem almas e sim o ser humano que tem uma alma racional, a capacidade de reflexão. Os animais simplesmente são movidos pelos instintos, o ser humano não. O ser humano já tem uma alma que eu chamaria de um espírito reflexivo e que é bem diferente dos animais que não pensam, embora, alguns animais têm um certo sentimento, como por exemplo pensamos na questão do cachorro, o apego que muitas vezes o cachorro tem com o homem, mas eu penso que isso é uma questão de instinto, o qual ele percebe a atenção que o homem dá para ele, mas ele não consegue interpretar a forma que o homem dá. Na minha opinião, só os seres humanos possuem almas”.

Edimilson da Silva - Paróquia Nossa Senhora da Assunção.


“A palavra animal deriva de “anima”, que em latim significa “alma”. Portanto a própria palavra que dá nome a esses seres orgânicos indica sua situação espiritual. Sempre é bom lembrar que os seres humanos são animais, somos mamíferos, primatas, com instintos bastantes aflorados ainda. Não raras vezes encontramos pessoas lutando por seu território, por sua fêmea ou por seu macho. Nestes momentos deixamos de agir de modo racional e damos vazão aos nossos instintos animais. Não somos seres a parte na criação do Universo, perguntar se animais tem alma, sem nos lembrarmos que somos animais, fica difícil responder, mas se nos lembrarmos disso e crendo que ainda temos alma, então temos a resposta: -Os animais tem alma!
Mas, alguém pode dizer: animal é animal, homem é homem, os animais são irracionais e o homem, racional. Até que ponto, podemos afirmar isso? Podemos dizer que a cadelinha que cuidou da criança abandonada pelos pais, à beira da estrada e a amamentou até ser resgatada, é irracional? Podemos dizer que o cão que salvou pessoas de um incêndio é irracional? Podemos dizer que a gorila chamada Koko que se comunica através da linguagem dos surdos-mudos é irracional? Podemos dizer que o cavalo chamado Zarif, que viveu na Alemanha no início do século XX, que era capaz de resolver de cabeça problemas de matemática complexos como raiz quadrada e raiz cúbica com números de vários dígitos, era irracional? Podemos dizer que um animal que arrisca a sua própria vida para salvar a de outro, é irracional ou que não tenha sentimentos?
Por outro lado, podemos dizer que uma pessoa que mata outra, meramente porque deu vontade, é racional? Podemos dizer que uma pessoa que amarra uma cadela grávida em seu automóvel e a arrasta até a morte, é racional? Aqueles que seqüestram e que assassinam os próprios pais enquanto dormem, são racionais? Não podemos dizer isto com tanta segurança. Os animais têm alma? Esse também é o título de um livro escrito por um cientista italiano chamado Ernesto Bozzano. Neste livro, ele relata 130 casos de manifestações espirituais de animais. Este livro prova, cientificamente, que os animais têm alma ou espírito. Alma é o espírito de um ser encarnado, portanto, uma associação entre o princípio inteligente e o seu princípio vital. Alma é um espírito encarnado e sendo o corpo de um animal apenas um instrumento, um abrigo deste espírito em evolução, em meio de manifestação deste espírito no mundo físico, não é um equívoco pensar que os animais tem almas porque são espíritos encarnados. Na verdade, não é um equívoco, mas um acerto. O Espiritismo afirma: - Todo ser orgânico possui alma, até um vegetal, que é um ser orgânico possui alma, que também evoluirá e se manifestará posteriormente noutros reinos, como o reino animal. O livro “Evolução Anímica”, de Gabriel Dellani, um outro cientista do século XIX, que também estudou o assunto, deu provas de sua existência, isto é, da alma dos animais. Então, concluímos que os animais têm alma e toda alma refere a um espírito encarnado, seja homem, animal ou vegetal, e não somente humano”.

Marcel Benedeti- médico veterinário, apresentou o programa "Nossos Irmãos Animais", na Rádio Boa Nova AM, autor dos livros “Todos os Animais merecem o Céu”, “Todos os Animais são nossos Irmãos”, “Animais no Mundo Espiritual”.

"Os animais têm alma, pois eles possuem sentimentos, mas não têm espírito”.

Wanderson Pereira, da Igreja Universal do Reino de Deus.

“Com certeza, eu acredito que eles carregam uma alma. Todos nós, humanos, temos uma energia interna e esta energia vai, a cada dia, criando uma positividade e entre o positivo e o negativo, onde gera a fala, o raciocínio, o animal, nós religiosos afro-brasileiros, nós que acreditamos no antepassado, acreditamos que o animal também vem em forma de um antepassado, então ele vem ter a energia positiva e também negativa, porém a comunicação dele vem através de uma expressão diferente como existe a expressão do inglês, do japonês, como existe o urro de um animal ou um rugido de um leão. Acreditamos sim que um cachorro tem um espírito, uma alma, há um protetor também, ele também se comunica, ele também passa a expressão dele através de um latido, de um choro. Qual é o ser humano que não sente quando o animalzinho está carente, a maneira com que ele se expressa, mostrando que está satisfeito balançando o rabinho, enfim, ele está sempre passando uma energia. Quando a gente chega em casa, aquela alegria de reconhecer, de sentir através do faro aquele que é o seu amigo que está chegando, não o dono, eu acredito que não existe “dono de ninguém”, existe o amigo que o animal tem, ele que é muito expressivo em sua amizade”.

Pai Celso do Oxalá - Sacerdote do Culto aos Ancestrais.


“Acredito piamente que tenham. Acho que todo ser do reino animal tem alma. O ser humano está acostumado a pensar que ele exclusivamente pertence ao reino animal, enquanto ser inteligente. Quando é para se falar de supremacia, se achar “o tal”, ele já acha que não pertence ao reino animal, porém, o animal também pertence ao mesmo reino que o ser humano. Se o ser humano tem alma, se ele tem olhos, sentimento, memória, os animais também têm tudo isso e de onde vem tudo isso?
Esse tipo de questionamento tem que se aprofundar ainda vez mais, por exemplo, um dia destes eu vi o Coordenador Nacional de Transplante falando o seguinte: “O bebê anencéfalo, ele respira, chora e mama. A criança não tem cérebro, chora e mama. Então, de onde vem estas sensações? Já existem pesquisas mostrando que a memória provavelmente não esteja no cérebro e sim nas células. Então, uma série de coisas sendo descobertas e coisas que alguns já sabiam há séculos, por exemplo: Leonardo da Vinci quando fez a famosa frase: “Chegará o dia em que o homem conhecerá a alma de um animal e a partir deste dia, todo crime cometido contra um animal será um crime contra a humanidade”. Por que? Porque é da mesma espécie. Somos diferentes, andamos em duas pernas, em duas patas, mas pertencemos ao mesmo reino. Assim como existe algo que anima a vida do ser humano que está muito além do sangue, do coração e do cérebro, para o animal é a mesma coisa”.

Dione Forti - Jornalista e Astróloga




As opiniões acima colhemos em 2006, quando na matéria que realizamos sobre o tema. 
Agora, gostaríamos de saber a sua opinião. O que pensa sobre o tema? 
Animais têm alma? Envie a sua opinião para:



Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo