Chocolates... um perigo para os pets! - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Chocolates... um perigo para os pets!

Seções > Notícias > Parte 3
Muitos perigos e atenção redobrada! Esse pode ser o pensamento para quem possui/busca um pet e quer aproveitar a Páscoa sem nenhum estresse. Durante o período é comum alguns pais cederem a pedidos e acabarem presenteando os filhos com algum pet, no caso, um coelhinho. Mas a decisão em ter um animal de estimação deve ser bem pensada, afinal a criança, quando muito pequena, ainda não tem responsabilidade para a tarefa.

Caso haja outros animais em casa, é recomendado fazer a socialização do pet com outros bichos. Uma boa alternativa é adotar animais adultos, pois não são tão frágeis quanto os filhotes e as crianças podem brincar sem preocupação. Vale destacar que um animal de estimação em casa só traz benefícios para crianças, como maior resistência à doenças, melhor relacionamento com pessoas, e até aprendizado sobre como lidar com sentimentos, como frustração, sensibilidade, alegria e até morte, como aponta Gisele Starosky, veterinária da Fórmula Animal, franquia especializada em oferecer medicamentos manipulados em formas e sabores diferenciados a animais.

Outro perigo que os donos precisam ficar atentos é sobre os riscos de dar chocolates aos pets, o que pode causar sérios problemas. “O chocolate meio amargo é o pior entre os mais consumidos pelas pessoas (ao leite e branco) por conter maiores níveis de teobromina que não é digerida da mesma forma no organismo do animal”, alerta Gisele. É importante salientar que os pets não conhecem o sabor do chocolate, por isso os donos não devem, em hipótese alguma, oferecê-lo ao animal.

Nos cachorros a reação pode variar entre aumento da temperatura corporal e dos batimentos cardíacos até diarreia e vômito.
Já nos gatos, os problemas podem ser mais graves e levar até à morte.  Para os donos que querem fazer um agrado para seus pets, já existem diversas opções de chocolates específicos para consumo animal.
 
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo