ASSOPOC - Jornal Animal

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

ASSOPOC

Seções > Notícias > Parte 1
O mundo de possibilidades da Equoterapia
Ultrapassando a terapia a relação homem e cavalo se estreita ainda mais

"Ele é a perna, o braço, e, algumas vezes, o coração da Antonela". É assim que dona de casa Selma Andrade narra a experiência de sua filha, Antonela, 4, diagnosticada com Síndrome de Wold-Hirschhorn, nas sessões de Equoterapia. Antonela, ao lado de mais 132 beneficiados, entre crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, utilizam o ambiente equoterápico para promover a habilitação e reabilitação física, educacional e social com uma visão biopsicossocial no Centro de Equoterapia da Associação dos Protetores dos Pobres e Carentes, ASSOPOC, em Crucilândia — região metropolitana de Belo Horizonte.

O Centro é uma das três unidades da Associação de cunho filantrópico e que, hoje, oferece atendimentos diários com equipe técnica multidisciplinar. "Esse apoio profissional personalizado, é o que permite resultados tão significativos", explica Selma, que ainda revela que em seis meses a pequena, que é hipotônica parcial, já está conseguindo se manter firme em cima o cavalo, e ensaia os primeiros passos. O avanço de Antonela vem ao lado do desenvolvimento de Caio Lúcio, 10, que possui Paralisia Cerebral. "Para quem nasceu com 760 gramas, Caio nunca esteve tão forte", se emociona o produtor rural e pai, Vilmar Gonçalves.

Os benefícios da modalidade, por sua vez, não se limitam as pessoas com necessidades especiais, alcançado, ainda, crianças e idosos, como é o caso da senhora Cecília Campos, 83, interna do Lar dos Idosos São Geraldo — outra unidade da Associação. "No caso dela, a Equoterapia entra como aliada da sua funcionalidade e mobilidade física, além de trazer um contato com o verde, com um cenário diferente", ressalta a vice-presidente da ASSOPOC, Elaine Coelho, que revela: "O Centro é o nosso grande diferencial técnico e humano, ele é um mundo de possibilidades".
O Centro de Equoterapia é uma das três unidades da ASSOPC, e promove atendimento para 132 usuários.

ASSOPOC: www.assopoc.com.br
 
Busca
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal