Dra. Caroline Garcia (1) - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Dra. Caroline Garcia (1)

Seções > Entrevistas > Profissionais > Pág. 01
Oferecer Saúde e Qualidade de Vida é tudo o que queremos para os nossos pets, não é mesmo?
Pensando nisso, a web revista Jornal Animal traz uma entrevista muito especial com  Dra. Caroline Garcia.
Informações muito importantes ela nos oferece. Vamos conferir?

1.  O que é cuidar bem de um cão?
R. É cuidar de sua saúde física e mental, isso engloba, atenção, carinho, nutrição adequada e acompanhamento veterinário, afim de prevenir doenças.

2. Como devem ser os cuidados que se deve ter com um gato?
R. O primeiro cuidado ao se ter um felino em casa é impedir o acesso as ruas, uma vez que na rua ele pode ser atropelado, envenenado ou pegar doenças sem cura como a Aids Felina e Leucemia Felino. Isso pode ser feito a partir da colocação de telas e não requerem um gasto elevado. Com esse primeiro cuidado garantido os demais cuidados são os mesmos dos cães, nutrição adequada, acompanhamento veterinário e atenção.

3. Qual é o tempo de gestação de uma gata? Quantos filhotes costumam nascer?
R. O tempo de gestação média da gatinha é de 63 dias, podendo se estender um pouco em dois dias ou, às vezes, ser antecipado em 2 ou 3 dias também. O número de filhotes vai depender muito da saúde dessa gatinha, do número de vezes que cruzou. Mas num geral costumamos ver ninhadas com cerca de 5 a 7 filhotes.

4. Quanto à uma cachorrinha, qual é o tempo de gestação? Quantos filhotes nascem, normalmente?
R. Em média 61 dias, podendo adiantar um pouco em cerca de 2 dias ou atrasar em cerca de 2 dias também.

5. Quais os cuidados que se deve ter com a mãe após o nascimento dos filhotes? E com os filhotes, como devem ser os cuidados?
R. A mãe deve ter uma nutrição adequada de alta qualidade, de preferência comer ração para filhotes e dependendo do caso e da avaliação veterinária, às vezes é necessário entrar com complexos vitamínicos, dependendo do estado dessa mãe e de quantos filhotes são.

6. Quais as doenças que mais acometem os cães? Como prevení-las?
R. Uma vez que existem grandes variações com relação a genética dos cães é difícil citar doenças comuns a todos os cães.  Por exemplo, cães de pequeno porte acima dos 6 anos tem uma grande incidência de problemas nas válvulas do coração, enquanto cães de grande porte nessa idade são muito mais acometidos por problemas ósseos e articulares. Na fase jovem dos cães não vacinados, poderíamos citar com frequência a Cinomose e Parvovirose.

7. Quanto aos gatos, quais são as doenças mais comuns? Quais os cuidados que se deve ter para evitar estas doenças?
R. As doenças mais comuns que podemos observar é a Rinotraqueíte felina, que pode se prevenir com vacinação. Outras duas frequentes a citar são a Aids Felina (Fiv) e a Leucemia Felina (Felv), ambas sem cura , sem vacina disponível para prevenção no momento, mas que podem ser evitadas ao se manter o gatinho dentro de casa sem contato com gatos não testados para estas doenças e, sempre que for inserir um novo animal em casa, eles devem ser testados para essas doenças.

8. Quando surgiu a intenção de se tornar médica veterinária?
R. Desde criança meu interesse sempre foi em brincar e estar com animais e um dia eu descobri que havia um Médico de Bicho, creio que por volta dos 4 ou 5 anos e desde então a idéia só foi sendo amadurecida.

9. Quando criança, você teve animais? Quais? Conte-nos como eles se chamavam e como eram.
R. Sim, quando eu nasci já havia uma pastora Belga linda, chamada Laika, ela morreu quando eu tinha 5 anos. Depois fui ter um novo cachorro aos 8 ou 9 anos de idade, um poodle pretinho chamado Mylo, muito mal humorado, mas que com certeza foi uma ótima companhia pra toda a família.

10. Atualmente você tem animais? Quais? Como eles se chamam? Como eles são?
R. Atualmente tenho 3 gatinhos, todos resgatados. São eles: Joy e Happy de 3 anos e Cotoco de 1 ano. O Joy é muito sociável com todos e talvez o mais dependente. Happy e o Cotoco são carinhosos, mas muito mais independentes.

A Mensagem da Dra. Caroline Garcia para você, internauta da web revista Jornal Animal:
"Espero que tenha de alguma forma contribuído com informações que possam ajudar os cuidados com os seus animais. Lembrem-se de levar os animais para vacinação anual, castração sempre para evitar tumores e abandono e curtam muito o amor incondicional dos animais! Faz bem para a nossa saúde! Um grande abraço!"
Dra. Caroline Garcia - Médica veterinária formada pela Universidade Santo Amaro – UNISA, São Paulo, SP. É Sócia proprietária na empresa Cãobeleireiro Petshop, atuando como Clínica de Pequenos animais.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo