Cães e Gatos! Novos Amigos! - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Cães e Gatos! Novos Amigos!

Seções > Cães > Parte 2
CÃES E GATOS – APRESENTANDO UM NOVO PET
(Fonte: Petz)
Este artigo é para você, tutor (a) de um cachorro que está pensando em adicionar um gato à família, porém sente-se inseguro (a) em relação ao convívio entre cães e gatos.
Sua insegurança é bastante justificável. Apresentar cães e gatos e ensiná-los a dividir um espaço pode não ser mesmo a tarefa mais fácil, mas nada que bastante paciência, planejamento e carinho não possam resolver!

CÃES E GATOS: UM CENÁRIO INCERTO
O primeiro contato sempre será uma incógnita. Assim como as pessoas, os pets demonstram uma enorme variedade de personalidades, hábitos e predisposições. Eles podem até ter bons e maus dias, mas, ao contrário de nós, eles tendem a reagir sem pensar e não possuem senso de tato no que se refere ao sentimento dos outros.
Se apresentar dois cachorros já é difícil, em alguns casos, então apresentar dois animais de espécies diferentes pode ser ainda mais desafiador. Felizmente, com um pouco de seu cuidado e atenção, é possível apresentar cachorros e gatos com o mínimo de estresse para todas as partes.

COMO PROMOVER O PRIMEIRO ENCONTRO ENTRE CACHORROS E GATOS
Uma das formas mais efetivas de apresentar cães e gatos pela primeira vez é fazer isso em um ambiente controlado. Não deixe ambos soltos e prontos para saírem correndo um atrás do outro pela casa.
Isole um dos animais e permita que o outro circule livremente pelo ambiente, sentindo o cheiro do outro. Depois, inverta as posições e deixe que o pet que antes estava isolado também circule e se acostume ao cheiro novo.
Durante o primeiro contato direto, deixe seu cachorro preso no canil ou atrás de um portão – e permita que ele cheire o filhote de gato enquanto você o segura no colo.
Se possível, conte com a ajuda de alguém para segurar um dos pets enquanto você segura o outro. Não economize em carinhos e recompensas quando os dois se comportarem bem, e também não deixe de repreender (sem gritar ou agredir, é claro) caso um dos dois avance, rosne ou qualquer coisa do tipo.
Importante destacar: este processo pode levar alguns dias ou até semanas, certo? Pode ser que seus pets se deem bem rapidamente e pode ser que eles levem mais tempo para se acostumarem à presença um do outro, por isso seja paciente! Cada animal possui o seu próprio tempo, e é importante respeitar isso.

O DIA-A-DIA DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO
Como já dissemos, a adaptação pode levar algum tempo, por isso alguns cuidados são necessários. Não deixe cachorro e gato juntos sem supervisão até que eles estejam perfeitamente adaptados um ao outro.
Até atingir este ponto, promova interações supervisionadas e considere até manter o cachorro na coleira, evitando que ele assuste o gato e o processo se torne ainda mais complicado.
Nunca aplique punições a qualquer um dos pets. Apenas repreenda quando um dos dois não estiver se comportando bem e mostre o que está acontecendo de errado. Com paciência e carinho, seus pets se adaptarão um ao outro e podem até se tornar grandes amigos!
Dica: pode ser que seu gatinho se sinta mais confortável e seguro caso o cachorro não tenha acesso às suas tigelas de comida, água ou à caixa de areia.

FILHOTES DE CACHORRO E FILHOTES DE GATO
Filhotes são naturalmente mais curiosos, menos agressivos e possuem poucas manias. Use isso a seu favor! Muitas vezes, apresentar um filhote de cachorro a um gato adulto ou um filhote de gato a um cachorro adulto é muito mais fácil.
Por fim, esteja ciente de que alguns pares de cães e gatos simplesmente não serão compatíveis. Isso tem mais chances de acontecer com animais idosos ou cães que apresentam comportamento mais agressivo.
Ainda que isso seja difícil para você, pelo bem de todos, não force uma relação que não parece estar dando certo. Um tutor (a) que se importa e presta atenção às necessidades dos seus pets reconhece essas situações e traça outras estratégias, além de sempre contar com um veterinário de confiança ou um especialista em comportamento animal.

Fonte: Petz
Procurando profissionais de confiança para cuidar dos seus cães e gatos? https://www.petz.com.br/nossas-lojas
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo