Pelos e Unhas de Gato: Como Cuidar - Jornal Animal

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Pelos e Unhas de Gato: Como Cuidar

Seções > Gatos
PELOS E UNHAS DE GATO: COMO CUIDAR

Cuidar dos pelos e das unhas do gato é essencial para a saúde do bichinho. E se nem sempre você pode contar com a ajuda de um profissional para manter este cuidado em dia, confira algumas dicas importantes para ajudá-lo nesta tarefa. Confira alguns cuidados com gatos.

Escovando
A escovação regular ajuda a remover a camada morta de pelos da pele antes que eles se embaracem, estimula os folículos da pele e diminui a formação das famosas “bolas de pelo”.
Além disso, escovar regularmente previne também a queda excessiva de pelos, contribuindo tanto para a saúde do gato quanto para a higiene da sua residência.
É preciso cuidado ao passar escova no abdômen do gatinho, pois os pelos localizados nessa região são mais finos e sensíveis, e a escovação indevida pode causar fortes dores e incômodos.

Aparando unhas
“Pode cortar unha de gato?” Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os tutores de felinos. O crescimento exagerado das unhas pode causar problemas de mobilidade; o que você deve saber é que a superfície da unha (a mais próxima da pata do pet) possui vasinhos e veias sensíveis e, se cortadas de forma errada, podem gerar dor ao pet, além de possíveis infecções e outros problemas de saúde.
A área da unha aparada deve ser a de queratina, deixando a camada de derme intacta, pois é nessa região que passam as terminações nervosas. Para gatos com unhas claras, essas duas extremidades são facilmente localizadas. É possível notar a presença das terminações nervosas com coloração vermelha – e é essa a parte que não deve ser cortada.
É importante saber que os vasos sanguíneos crescem na mesma proporção que as unhas. Ou seja, quanto mais tempo sem cortá-las, maior as chances de acidentes com os vasos sanguíneos.
Há quem corte unhas de gato com tesouras convencionais, mas essa prática não é indicada por nenhum profissional. Para isso, existem tipos de cortadores de unha específicos para essa situação, garantindo que o corte seja feito com mais cuidado, segurança e higiene.
Os veterinários recomendam que esse processo seja feito desde os primeiros anos de idade, pois assim é criado um costume e o pet não sofrerá por estresse com o cortador de unha de gato.

Protetores
Há também saídas diferentes para quem ainda não está seguro em aparar as unhas do seu gatinho em casa. A “unha postiça”, conhecida também como protetor de unhas para gatos, é uma excelente e prática alternativa e tem se tornado popular entre os milhares de brasileiros donos desses animaizinhos. Além de proteger as garras, também protege os móveis da sua casa e um eventual acidente com as pessoas que interagem com o bichano.
Com esses cuidados fica mais fácil garantir a saúde e a felicidade do bichano de forma higiênica, prática e segura.

Fonte: PETZ
Foto Lionel Falcon
 
Busca
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal