Adestramento Inteligente - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Adestramento Inteligente

Seções > Comportamento
ADESTRAMENTO INTELIGENTE COM CLICKER

Entrevistamos Patricia Tsapatsis, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão. Confira!

1. O que é Adestramento Inteligente com clicker?
R. É uma técnica de adestramento, desenvolvida por Alexandre Rossi, que reúne vários conceitos da psicologia e do comportamento animal. A técnica é baseada em reforço positivo (recompensas), que valoriza os comportamentos corretos, fazendo com que o pet aprenda por estímulos e recompensas.
O clicker é utilizado na técnica como um marcador pontual de acertos, ajudando o animal a identificar, de forma mais clara, qual comportamento está sendo recompensado, além de servir como um som motivador para tirar o foco do bicho de outros ruídos. Por exemplo, um cão que late para motos, quando condicionado, ao ouvir o som do clicker, pode perder o foco do barulho da moto e, dessa maneira, “acertar” para ser recompensado. Nesse caso, o acerto foi não latir.

2. O que este adestramento altera no dia a dia do relacionamento do tutor com o seu pet?
R. Esse adestramento melhora muito a comunicação entre pets e humanos, e isso já faz muita diferença na vida de todos. Os pets educados tendem a passar mais tempo em companhia da família, e isso é o que a maioria deles deseja. Isso está ligado à missão da Cão Cidadão, que é a de melhorar a integração do cão na família e na sociedade, por meio da educação, zelando pelo bem-estar de todos.

Patricia Patatula
Foto Kit Gaion
Foto Kit Gaion

3. Cães e gatos podem ser adestrados com este conceito?
R. Qualquer animal pode ser adestrado com essa metodologia. Nossa equipe já realizou adestramento em zoológicos, para facilitar e aliviar o estresse do animal no manejo. Um exemplo de um trabalho que foi realizado há alguns anos, foi com um elefante que precisava tratar as unhas que, se não fossem cuidadas, trariam sérios danos ao animal. Ele foi induzido e condicionado, através de recompensas, a apoiar a pata em um local específico, preparado para que o veterinário conseguisse tratá-las.

4. Cães adultos também respondem bem a este adestramento?
R. Os cães podem aprender em qualquer fase da vida, exceto se houver uma perda cognitiva em decorrência da idade. Ele é capaz de aprender até o final da vida e, muitas vezes, nos surpreendem.
5. Quando pode ou deve ser iniciado o adestramento em pauta, com filhotes?
R. Assim que o filhote chega na casa. Afinal, eles aprendem a todo instante, e quanto antes for iniciado o adestramento, menos problemas surgirão para serem corrigidos depois. É importante compreender que a técnica “adestramento inteligente com clicker” não é apenas ensinar comandos, mas também ensinar o pet a ser educado: não roer ou arranhar móveis, não morder as nossas mãos, fazer as necessidades no local correto, entre outras coisas. Geralmente, essas questões surgem desde os primeiros momentos em que o filhote chega na casa.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo