Tartarugas voltam para o mar - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Tartarugas voltam para o mar

Seções > Notícias > Parte 2
CINCO TARTARUGAS REABILITADAS RETORNAM AO MAR NO GUARUJÁ, SP
Foto divulgação GREMAR
O Instituto Gremar realizou no dia 27 de março de 2018 a soltura de cinco tartarugas da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecidas como tartarugas-verdes, na Praia do Iporanga, em Guarujá (SP). Trata-se de mais uma ação bem-sucedida do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
 
Os animais encalharam ao longo do mês de março, sendo dois na Praia dos Pescadores, em Itanhaém, dois no Guarujá (Perequê e Astúrias) e um em São Vicente, na Praia do Itararé. Apenas um não apresentava lesão aparente - o restante foi vítima de interação com petrechos de pesca (linhas, redes e anzóis) e ingestão acidental de lixo. As equipes do Gremar mobilizadas para resgate contaram com o apoio de moradores locais e do Corpo do Bombeiros de Itanhaém.
 
As duas tartarugas resgatadas em Itanhaém passaram inicialmente pela Base de Estabilização do Gremar instalada na Praia do Centro, seguindo alguns dias depois para a unidade de reabilitação do Guarujá, onde se juntaram às demais. O tratamento, em linhas gerais, consistiu na retirada dos petrechos e cuidados subsequentes com alimentação, hidratação e flutuabilidade. Por fim, em uma delas também foi necessário procedimento cirúrgico para retirada de fibropapilomas.

Todas apresentaram bons sinais de recuperação nos últimos dias, ratificados nos exames pré-soltura, o que permitiu que fossem reintegradas ao seu habitat natural.

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

O Gremar é uma das instituições que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em sua chamada Fase 1. Possui bases em funcionamento no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo