Falcão - Jornal Animal

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Falcão

Celebridades > D- E - F
Falcão:
“Em cada um dos animais há, certamente, um espírito amigo e fiel”.

O pai de Pedro é filho de José Maia e Carminha e é irmão de Mariano, Marcos e Magnólia.
A irreverência sempre inteligente e o talento de Falcão já proporcionou a este cearense de Pereiro, mais de um milhão de discos vendidos, centenas de shows e muitos livros já escritos.
Falcão nasceu em 16 de setembro de 1957 e é arquiteto formado pela Universidade do Ceará. Como ele mesmo diz, “trabalhou numa meia dúzia de 7 ou 8 atividades, entre elas já foi: desenhista de arquitetura, técnico de edificações(formado pela Escola Técnica Federam do Ceará), cartunista, quadrinhista, etc...”.
São 13 anos de uma carreira de muito sucesso desse cearense que tem o maior carinho pelos seus animais.

No sítio, em Pereiro, no Ceará:
“Como a gente, lá em Pereiro, morava em um sítio, tínhamos vários animais, entre eles o gato Zuzu, o burro Castelo Branco e o jegue Roxinho”.

Hoje, num apartamento:
“Hoje eu moro em apartamento, mas há pouquíssimo tempo vendi minha casa de praia e lá eu tinha meu papagaio, que se chamava "FM", e que fugiu pra nunca mais voltar deixando muita saudade, principalmente pelo bom papo. No entanto, tenho ainda um jegue, que mora no sítio de um amigo, e para o qual estou ainda procurando um nome”. Perguntamos para Falcão se ele encontrava tempo para o jegue e ele nos disse: “Devido às circunstâncias, muito raramente”.

O Jegue e Falcão:
Quisemos saber como era o seu jegue e ele não pensou duas vezes: “Muito parecido comigo, não só em algumas particularidades físicas, como também na personalidade.

Os cuidados com o Jegue:
“Jegue é um bicho que não requer muitos cuidados, porém, lá no sítio onde ele está hospedado, o caseiro dá o devido trato no bicho. No entanto como os jegues, devido à mecanização das lavouras e do progresso em geral, estão abandonados e depreciados em todo o nordeste, correndo, inclusive, risco de morte se ficarem vagando pelas estradas, o cuidado maior é tê-los sempre sob a guarda de alguém responsável”.

O que é cuidar bem de um animal:
“É ter, antes de tudo, respeito pelo bicho e pela sua vida, dando condições para que ele viva com carinho e dignidade”.

O Ser Humano de uma forma geral, trata bem os animais?
“Não. Embora a mentalidade, principalmente nas grandes cidades, venha mudando para melhor, ainda está longe o dia em que o bicho homem tenha a compreensão de que os animais são seres tão importantes para a vida e o equilíbrio do planeta quanto nós”.

A Música e os Animais:
Quisemos saber se Falcão já havia feito uma música que falasse de animais e ele nos respondeu: “Não diretamente, mas há uma música minha onde eu falo exatamente do jumento: É que quando a gente - eu, meus irmãos, amigos e pais -, viajava, geralmente de Pereiro para Fortaleza, e vice-versa, brincava de contar jumento de um lado e do outro da estrada, ganhava o lado onde tivesse mais jumento. A Música é "O amor que antes de ser já era", e o trecho que fala do jumento é: "...E eu vim contando jumento na estrada pra lhe esquecer".

O Futuro:
Perguntamos para Falcão sobre os projetos que ele ainda pretende realizar em sua carreira. Ele sorriu e nos contou: “Muitos. Entre eles Um filme (longametragem), onde com certeza entrariam alguns animais e, com mais certeza ainda, um jumento. Uma cena, para esse filme, que eu tenho já desenhada na cabeça, seria uma sátira à famosa cena das bicicletas voadoras do filme ET, onde sairiam as bicicletas e entrariam vários jegues voadores”.

Recados:

De Falcão para Você, Leitor(a):
“O recado é para que todos tratemos bem esses nossos companheiros, porque em cada um deles há, certamente, um espírito amigo e fiel”.

Do Jornal Animal para Você, Falcão:
“Muito obrigado pelo carinho e atenção com o Jornal Animal e com os nossos leitores. O seu humor inteligente e irreverente só faz bem a todos nós! A Vida precisa ser vista de uma forma mais descontraída para que possamos nos tornar mais sensíveis e leves diante de tudo. Obrigado, Falcão, também por isto e parabéns pela sua postura de carinho e respeito para com os animais!”.

Do Jornal Animal para Você, Leitor(a):
“Essa é a nossa maior missão: -Continuar buscando entrevistar pessoas sensíveis como você, nosso(a) leitor(a), pessoas que acreditam que o Planeta Terra não é só dos seres humanos e deve ser compartilhado com os animais, com a natureza e com tudo que aqui está e que foi criado por Deus. Um forte abraço e até a próxima!”.

Sergio Valério

Crédito para o desenho de Falcão sobre o Jegue:
Desenhista: Marcondes Falcão Maia.
Estruturação do desenho no site (cor, movimento...): Emerson

 
Busca
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal