Cães podem comer frutas? - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Cães podem comer frutas?

Seções > Cães > Parte 2
Frutas para cachorro: cuidados
(Fonte Petz)

Alguns cachorros adoram frutas e fazem aquela carinha de dó quando te vem descascando uma laranja, enquanto outros fogem desse tipo de alimentação.
Seja qual for o gosto do seu pet, o ideal é levá-lo ao veterinário para que passe por uma série de exames antes de se alimentar de frutas, pois alguns cães podem ter alergia de algumas substâncias e até sofrer de intoxicação.
Uma dieta equilibrada é a melhor opção para uma vida longa e saudável, mas somente sob supervisão médica.
Entre as frutas proibidas para cachorros estão abacate, pêssego, ameixa, caqui, uvas, carambola e abacaxi, além de toda e qualquer fruta com caroço. Estão liberadas kiwi, pêra, mirtilo, laranja (há controvérsias!), goiaba e morango, além das tradicionais banana e maçã.

Pode dar fruta para cachorro?
Sim, pode, mas a alimentação do cão não pode ser baseada apenas em frutas, pois as mesmas não suprem as exigências nutricionais especificas dos pets. Nos dias mais quentes elas são excelentes e refrescantes petiscos, e no dia-a-dia devem ser oferecidas esporadicamente como aperitivos, nunca como refeição completa.
Refeição completa é a ração seca para cães, e ela não deve ser substituída, combinado?

Cachorro pode comer banana? O que pode fazer mal?

É fato que os alimentos humanos nem sempre são bons para os pets. Todo tutor de cachorro deve saber que chocolate, doces, massas, comidas gordurosas ou com muito tempero, cebola, alho, pimenta, leite e cafeína são extremamente nocivos para os cães e podem provocar problemas no estômago, sistema urinário, sistema cardíaco e até nervoso. Mas… E banana?

Cachorro pode comer banana?
Basicamente, portanto, nenhum alimento processado ou que não venha direto na terra pode ser considerado bom para os cães. Pensando nisso, muitos tutores consideram que todas as frutas, legumes e verduras estão liberados, o que também não é o caso: a lista de frutas proibidas para cachorros é bem grande e pode te surpreender.
Veja quais são e não corra o risco de intoxicar seu pet sem querer.

Banana para cachorro: cachorro pode comer banana?
Cachorro pode comer banana sim, inclusive deve!
A banana é rica em potássio, minerais e fibras, excelente para o funcionamento do sistema intestinal e imunológico, mantendo o organismo do pet saudável de modo geral.
Além disso, a banana dá sensação de saciedade e pode ser um bom lanchinho entre as refeições, mas sirva sempre sem casca e em pequena quantidade para não deixar o pet “cheio”.

Laranja para cachorro
Não é uma boa ideia oferecer laranja, mexerica, tangerina e afins para os cães, pois são frutas cítricas que podem ser tóxicas para o estômago devido à acidez. Além disso, muitos tutores não sabem se seu cão tem gastrite ou não, e em caso positivo a laranja pode piorar o quadro.
Oferecer manga para cachorro: informações importantes
A fruta é rica em fibras, sais minerais e vitaminas A, B e C e ajuda a promover o equilíbrio nutritivo do pet, mas nunca deve ser oferecida com casca e muito menos com o caroço.
A manga tem efeito antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Sirva a fruta madura picada em pedaços pequenos. Atenção à manga verde, que contém substâncias abortivas e não deve ser oferecida para fêmeas prenhes.

Maçã para cachorro: pode ou não pode?
Pode sim, inclusive é uma das frutas mais recomendadas para os cães, pois ajuda a regular a glicemia e contém antioxidantes potentes contra o estresse e o câncer, mas é preciso retirar as sementes, pois elas liberam um tipo de ácido tóxico para os cães.
A casca da maçã é rica em antioxidantes e contribui para o sistema imunológico dos pets. Sirva sempre com casca e cortada em pedaços pequenos.

Em busca dos melhores produtos para o seu pet? Acesse a loja virtual Petz!

Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo