Como alimentar um hamster com saúde - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Como alimentar um hamster com saúde

Seções > Roedores
Como alimentar um hamster com saúde
(Fonte Petz)

Como alimentar um hamster da melhor forma? O que dar e o que não dar para o meu pequeno roedor comer? Como mantê-lo saudável e feliz? Bem, sabemos que o primeiro passo para maior longevidade e qualidade de vida é, certamente, uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, certo?
A regra vale tanto para nós quanto para os nossos pets, e o principal segredo de como alimentar um hamster é uma dieta balanceada que supra todas as suas necessidades nutricionais.

Alimentação de hamster: dicas e sugestões
Uma dieta balanceada para estes pequenos pets se baseia nas ração de hamster que, sozinhas, já suprem todas as necessidades nutricionais do seu bichinho – incluindo vitaminas, minerais e todos os outros nutrientes essenciais para o bem-estar diário.
A melhor notícia é: seu hamster não comerá mais do que ele deve, por isso, ao contrário do que pode acontecer com muitas outras espécies de pets, ele dificilmente sofrerá de obesidade. Dito isso, procure manter o comedouro do hamster sempre abastecido!
Tenha em mente, apenas, que mudar a alimentação do seu hamster de uma hora para outra pode causar estresse e problemas de saúde, portanto, sempre faça as mudanças e alterações de forma gradual. Nestes casos, esteja sempre em contato com um profissional de sua confiança, pois ele poderá te orientar como proceder da melhor forma possível.

Dieta de hamster: como alimentar hamster de forma balanceada?
Para complementar a alimentação do hamster feita com ração, você pode colocar para ele pequenas porções (que não passem de 10% da quantidade diária de comida) de outros alimentos, como:

Grãos
Grãos são a base da alimentação de hamster e, caso ele não se alimente com rações específicas, você pode dar a ele, aproximadamente, uma colher de sopa de grãos por dia. Grãos podem oferecer proteína e carboidratos, apenas evite exagerar na quantidade de grãos como sementes de girassol ou castanhas como amendoins, pois eles podem levar seu bichinho à obesidade.

Vegetais e frutas
Vegetais orgânicos e frescos são as melhores opções de petisco para hamster, e folhas de cenoura e vegetais verde-escuros são excelentes pedidas. Evite alface ou outros vegetais e frutas ricos em água, como a melancia, pois eles podem causar diarreia no seu pequeno roedor. Quanto às frutas, hamsters amam maçãs, peras, morangos e bananas; e todos devem ser dados com bastante moderação.
Ainda que seu hamster não vá comer mais do que deve, retire as frutas e os vegetais que ele não comer após 12 horas, evitando que ele consuma alguma coisa que já tenha estragado. Lembre-se sempre de lavar bem todas as frutas e vegetais que você dará ao seu bichinho, evitando que ele tenha contato com agrotóxicos.

Feno e folhas secas
Feno é um excelente petisco para o seu pequeno roedor e, ainda por cima, pode ajudá-lo a manter uma dentição saudável quando incluída na comida do hamster que é oferecida dia a dia.

Petiscos para hamster
O mercado já conta com opções de biscoitos e seu hamster adorará o agrado! Apenas se certifique de oferecer com moderação e de sempre escolher produtos de procedência confiável.

Água fresca, filtrada e sem cloro
A água deve estar disponível ao seu hamster durante todo o dia e ser trocada diariamente, permitindo que ela esteja sempre fresca e ideal para consumo.

O que não dar para o seu hamster comer?
Evite açúcar e petiscos com alta porcentagem de gordura, além de nunca ofertar opções como chocolate, álcool ou produtos que levem cafeína, pois estes podem causar condições médicas muito sérias.

Para tirar ainda mais dúvidas sobre como alimentar um hamster e encontrar os melhores produtos para o seu pet, faça uma visita à unidade Petz mais próxima à sua casa!
(Fonte: Petz)
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo