Como prevenir doenças - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Como prevenir doenças

Seções > Cães > Parte 3
Como prevenir os pets de doenças causadas pelo Aedes Aegypti

A Dirofilariose canina, também conhecida como doença do Verme do Coração, pode levar o cão à morte se não for diagnosticada e tratada corretamente. Apesar de pouco conhecida entre os donos de pets, a Dirofilariose é uma doença silenciosa que acomete os cães e tem como agente transmissor os mosquitos, dentre eles o Aedes aegypti, também responsável por transmitir a dengue aos humanos. Ao picar o animal, o mosquito infectado transmite o verme Dirofilaria immitis, parasita que se desenvolve no coração dos cães.
A partir do momento em que o verme se aloja no coração e nos grandes vasos sanguíneos, lesões importantes poderão ocorrer e dependendo da gravidade, levar o animal à morte.
“Esses parasitas alcançam a corrente circulatória e se alojam nas artérias pulmonares e ventrículo direito do coração, se desenvolvendo e iniciando sua fase reprodutiva, liberando assim, novos parasitas para a circulação”, alerta a Boehringer Ingelheim Saúde Animal, associada da Comac (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal). Quando acometidos, os cães podem apresentar tosse, diminuição do apetite e cansaço ao praticar atividades físicas. É fundamental que os donos levem seus pets ao médico veterinário regularmente porque quanto mais cedo o animal for diagnosticado menor será a gravidade do problema e maiores são as chances de responder positivamente ao tratamento.
A melhor forma de evitar a Dirofilariose é através da prevenção que pode ser realizada com a utilização de produtos que auxiliam na repelência dos mosquitos, mantendo-os afastados dos cães e o uso de vermífugos que tenham atuação frente as larvas da Dirofilária, matando-as antes que estas alcancem o coração do pet.
Boehringer Ingelheim Saúde Animal
Em 1º de janeiro de 2017, a Merial Saúde Animal se tornou parte do grupo Boehringer Ingelheim. Como a segunda maior empresa de saúde animal do mundo, a Boehringer Ingelheim se empenha em desenvolver ainda mais este setor, com a melhoria da saúde animal. Com mais de 10 mil funcionários no mundo todo, a Boehringer Ingelheim Saúde Animal atua em 99 países e seus produtos são comercializados em mais de 150 mercados. Para mais informações sobre a Boehringer Ingelheim Saúde Animal, clique aqui.
A COMAC (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), criada em 2007, visa estruturar um ambiente de intercâmbio de informações e ideias, propondo e executando ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, em especial nas áreas ligadas à saúde animal. Tem por objetivo tratar dos assuntos ligados ao mercado de animais de companhia (cães e gatos), visto como um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial. Através de pesquisas do segmento, a COMAC deseja informar sobre os benefícios da relação entre os animais de estimação e o homem, a importância do médico veterinário na prevenção de doenças e na manutenção da saúde dos animais, valorizando a medicina veterinária e seus profissionais. Conheça também a marca Ter Pet Faz Bem, canal exclusivo para falar sobre cuidados com a saúde, novidades e curiosidades sobre o universo dos animais de estimação e o homem, no Facebook e Instagram.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo