Agility: Saúde para o seu cão! - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Agility: Saúde para o seu cão!

Seções > Cães > Parte 2
Agility: Mais saúde para o seu cão!

A nossa web revista Jornal Animal conversou com Dan Wroblewski,dico veterinário, proprietário do Dog World, especialista em comportamento de cães, treinador e árbitro internacional de agility. Ele nos trouxa informações muito interessantes e emportantes sobre o que á Agility. Confira!

1. O que é Agility?  
R. Agility é uma atividade esportiva que praticamos com nossos cães, baseado no hipismo que consiste em fazer um cão ultrapassar um circuito de obstáculos, no menor tempo possível com o menor número de faltas nos obstáculos. É uma atividade que visa integrar o cão á sociedade e que melhora muito a relação tutor-cão!
 
2. O Agility possibilita uma maior aproximação entre o cão e o seu tutor?
R. Sim , o agility é ferramenta importante na relação tutor-cão. É uma atividade que dá uma rotina a ambos, que aprendem a trabalhar juntos, desfrutam juntos e tornam-se mais próximos. Praticar agility  é muito importante na socialização de cães e ajuda muito o cão a conviver com tutores nos centros urbanos .

3. Um cão que pratica Agility ganha mais saúde?
R. Como  qualquer  esporte, o agility faz bem à saúde do cão, ajuda na parte cardio-respiratória, condiciona muscularmente e psicologicamente também! Cães que praticam agility também não sofrem de obesidade!
 
4. Quais são os benefícios para o tutor que pratica Agility com o seu cão?
R. Além de se condicionar fisicamente o agility aproxima o tutor de seu cão, a amizade entre eles fica mais intensa! O agility ainda nos faz fazer amigos, conhecer novos lugares e desfrutar mais com nosso cão! Agility melhora a vida do tutor e do cão, só traz benefícios a ambos!
 
5. Qualquer cão pode praticar Agility?
R. Com saúde qualquer cão pode praticar agility, basta respeitar limites da idade, raça, biótipo, etc...  que não fará mal. Portanto, qualquer cão saudável pode fazer agility!

6. Qual é o espaço mínimo para ser praticado o Agility?
R. Para competição exige-se 800 metros quadrados no mínimo. Para treinar, não existe espaço mínimo, muitos exercícios são treinados em casa ou em praças e parques públicos.

7. Como é o treinamento de um cão para que possa praticar o Agility?
R. O ideal é que este cão e seu tutor frequentem escola de agility, para que o cão conheça todos obstáculos e o tutor aprenda também a conduzir o cão no circuito de agility. Uma à duas vezes por semana, já seria o suficiente.

8. Existe algum treinamento especial para que um tutor possa ensinar e praticar o Agility com o seu cão?
R. Existe sim, ele aprenderá isto em cursos ou escolas de agility. É como praticar qualquer esporte que não conhecemos, precisamos ir a uma academia para aprender. No agility, as academias são as escolas de agility!

9. Quais são os obstáculos utilizados no Agility?
R. Saltos, muro, salto em distância, pneu, rampa, passarela, gangorra, slalon e túneis.

10. Com quantos anos um filhote de cão pode ser iniciado no Agility?
R. Filhotes de qualquer idade podem começar no agility, adultos idem. Com quantos anos um humano começa a fazer esporte? Com meses  ou poucos anos de vida já pode iniciar não? No agility é igual. Filhotes podem começar a praticar exercícios logo que chegam em casa e adultos, a mesma coisa!

11. Cães idosos podem praticar Agility?
R. Podem sim, respeitando suas limitações e monitorados por exames rotineiros de saúde.

12. Na Dog World são ministrados cursos de agility?
R. Estou a disposição para ministrar cursos de agility em qualquer lugar do Brasil. Minha escola, o Dog World, site: www.parquecanino.com.br está aberta para quem quiser vir aprender mais sobre o esporte! Em fevereiro o campeão mundial de agility esteve conosco ministrando cursos e estamos preparados para ajudar qualquer dupla (tutor-cão) que esteja disposta a aprender e praticar agility!

13. Quando acontecerá um Campeonato de Agility para que os nossos internautas possam comparecer e conhecer mais sobre esta importante atividade?
R. Aproveito para convidar todos a virem assistir provas de agility da Copa paulista de Agility que ocorrerão no Dog World, em Cotia, nos próximos dias 2 e 3 de Abril de 2016, das 09h00 às 17h00.
 
Saiba mais sobre Agility no site:


 

 

Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo