Dra. Caroline Garcia (2) - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Dra. Caroline Garcia (2)

Seções > Entrevistas > Profissionais > Pág. 01
A nossa web revista Jornal Animal traz uma nova entrevista com  Dra. Caroline Garcia.
Ela nos traz importantíssimas informações para todos nós que queremos oferecer sempre o melhor para os nossos queridos pets. Vamos conferir?

1. Qual é o tipo de doença em cães que é provocada pelos carrapatos?
R. Elas são chamadas de hemoparasitoses, sendo elas Erlichia e Babesiose as mais comuns, conhecidas muitas vezes apenas por 'doença do carrapato', uma vez que podem acometer juntas o mesmo animal.

2. Como descobrir que um cão não escuta bem ou se apenas não está atendendo aos comandos?
R. Os cães ao escutarem sons movimentam as orelhas para melhor captar esses sons, se o animal não faz esse movimento e  não olha quando o proprietário chama pode ser um indício que esse animal é surdo ou parcialmente surdo.

3. Quando aparece sangue nas fezes de um cão, o que pode ser?
R. Sangue nas fezes é apenas um sintoma e ele é comum a diversos tipos de problema como parasitoses, tumores, intoxicações.... Portanto é necessário ter o histórico desse animal, examiná-lo para ter algum tipo de suspeita e investigar se necessário com exames laboratoriais.

4. Como evitar a sarna? A sarna ataca só cães ou gatos também podem ser acometidos de sarna?
R. A sarna pode ser do tipo sarcóptica ou sarna demodécica. A sarna demodécica é transmitida da mãe para filhote apenas, pois está relacionada com uma deficiência imunológica, tem controle mas não cura, portanto é importante que animais com a sarna demodécica sejam tirados da reprodução. A sarna sarcóptica é transmitida pelo contato entre os animais. Gatos também podem ser acometidos pela sarna, no caso deles pela sarna Otodécica principalmente.

5. Cães podem ser acometidos de fungos?
R. Sim, principalmente pela Malassezia que é um fungo encontrado normalmente na pele deles, mas que pode se proliferar em demasia e causar vários problemas de pele. Há também um outro fungo muito comum, transmissível para seres humanos chamado Microsporum Canis.

6. O que pode causar vômitos em cães?
R. Em diversos casos podemos ter o quadro de vômito,  dentre os mais frequentes estão as intoxicações alimentares e medicamentosas e a insuficiência renal.

7. Como evitar que um cão fique obeso?
R. A obesidade é um quadro infelizmente cada vez mais frequente. É importante para ter um animal dentro do peso ideal que o proprietário desde cedo seja orientado com relação as quantidades de petiscos e ração pra cada porte, raça e idade do animal. A ração ou alimentação natural deve ser adequada e balanceada. Outra dica é perguntar para o seu Médico Veterinário sobre os petiscos que são dados, qual a quantidade que pode ser dada para   que a dieta não tenha mais calorias que esse animal está gastando. Muitas vezes o Proprietário dá a quantidade certa de ração para o peso do seu animal, mas dá alimentos além da ração, então se o animal come outras coisas a quantidade de ração deve ser diminuída.

8. O que são zoonoses? Acometem cães e gatos?
R. Zoonoses são doenças que são transmitidas dos animais (qualquer que seja ele) para o ser humano. Por exemplo, a Raiva ou o fungo Microsporum Canis.

9. Cães podem ser alérgicos? Se sim, como cuidar deste cão?
R. Sim. Os cães podem ter vários tipos de alergias. As mais frequentes na clínica tem sido a Alergia Atópica e Alergia Alimentar. No caso da Alergia atópica  o animal tem uma resposta imunitária exacerbada a pólen, fungos e ácaros. Esse animal precisa de medicações específicas via oral que podem variar de acordo com a gravidade da alergia, também podem ser necessários  banhos com shampoos medicamentosos por exemplo.
No Caso da Alergia Alimentar, é necessário descobrir por meio de manejo alimentar a qual tipo de proteína o animal possui a alergia, e uma vez identificando o causador da alergia na dieta é prescrito um novo manejo alimentar.

10. Como evitar que cães comam suas fezes?
R. Alguns animais comem suas fezes para chamar atenção, por tédio (causa comportamental), outros podem comer porque há uma má digestão  e má absorção de nutrientes. É preciso primeiro identificar a causa para poder tratar corretamente cada caso.

11. A conjuntivite também acomete cães? E no caso de gatos?
R. Sim, ambos podem apresentar esse tipo de inflamação que pode ocorrer por conta de patógenos diversos. É importante na presença de qualquer sintoma onde haja irritação nos olhos do animal, vermelhidão ou secreção, levar esse animal para avaliação. Muitas vezes o animal tem algum outro problema em conjunto como uma úlcera de córnea por exemplo e somente com um teste específico isso seria diagnosticado corretamente.

12. Cães podem ser diabéticos? E gatos também podem ser diabéticos?
R. Infelizmente ambos podem ser diabéticos e a obesidade, assim como para nós, é um fatos que predispõe. No entanto se tratado e acompanhado corretamente esse animal pode levar uma vida normal.  Se o seu animal estiver acima do peso leve o quanto antes para uma avaliação Veterinária para evitar diabetes entre outros problemas.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo